Depois de cozinhar, você verifica que precisa de salsa e cebolinha para finalizar aquele prato especial. Isso não é problema para quem cultiva uma pequena horta em casa. Além de sempre ter ingredientes frescos, quem planta suas hortaliças e temperos não fica refém do mercado toda vez que precisa de uma especiaria.
Morar em apartamento (com a possível falta de espaço) não é desculpa para deixar de cultivar ao menos algumas mudinhas. Os temperos, especialmente, não precisam de muito espaço para brotar, só não sobrevivem se não tiverem contato com a luz do sol.
Entenda como as atitudes dos adultos refletem diretamente na formação das crianças
De acordo a florista Dionéia Rodrigues, cultivar uma horta é rápido, fácil e barato – uma muda custa apenas alguns centavos. O primeiro passo para começar é escolher o local da casa ou do apartamento que mais recebe sol. Depois, você escolhe o insumo (terra ou substrato), onde (recipientes) e o que plantar.
Dionéia diz que, para o cultivo dentro de casa, deve-se optar por hortaliças com raízes curtas, como alface, cebolinha, salsa, couve, pimenta e até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango.
Animais com deficiência necessitam de atenção redobrada e de amor incondicional
– As plantas devem ficar expostas ao sol de quatro a cinco horas por dia. Além disso, deve-se regar três vezes por semana. Já a adubação deve ser feita de setembro a abril. Dentro desse período, é suficiente agregar nutrientes à terra de três em três meses. Pode-se usar como adubo cascas de ovo, de frutas e mesmo alguns legumes – explica Dionéia.
Após 20 dias de cultivo, já é possível usar as folhas de algumas hortaliças. De 30 a 40 dias depois, os pés inteiros podem ser colhidos para consumo.
O casal Morgani e Luis Righi mora em apartamento e, recentemente, mudou-se de Porto Alegre para Santa Maria. Tanto lá, quanto aqui, os dois optaram por cultivar suas hortaliças dentro de casa, por vários motivos:
– É muito prático e saudável, além do perfume que deixam na casa. Algumas vezes, eu corto o tempero direto no prato. É fresco, cheiroso e dá outro sabor à comida – afirma Morgani.
Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda até duas xícaras de café por dia
Além da praticidade, o casal optou pela produção caseira em função dos benefícios que ela pode trazer à saúde e para ter uma alimentação mais orgânica:
– Gosto de saber o que estou comendo. Em casa, não usamos agrotóxicos, cultivamos de forma orgânica e isso faz toda a diferença. Inclusive, apesar de morar em apartamento, compramos um terreno especialmente para cultivar uma horta maior, visando uma alimentação mais saudável – revela Luis.

Cuidados importantes
– Iluminação – Escolha um lugar para colocar a hora em que ela receba, no mínimo, de "